“LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA”

Com o avanço das lutas contra o racismo, nas últimas décadas do século XX, os negros começaram a se tornar protagonistas das suas obras. Usando a palavra como forma de resistência, diversos escritores e poetas criaram uma produção diferenciada, com nuanças específicas, baseadas nos elementos culturais de origem africana e no resgate da dignidade. No livro Literatura negro-brasileira, quarto volume da Coleção Consciência em Debate, lançamento da Selo Negro Edições, o escritor e pesquisador Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, analisa a participação do negro, como personagem, autor e leitor, na literatura brasileira.

Escritor profícuo e grande pesquisador, Cuti destaca os precursores e a nova geração dessa corrente – que alcançou um patamar significativo com os trinta anos de edição ininterrupta dos Cadernos Negros, coletânea anual de poemas e contos. “A literatura é alimento para o nosso imaginário, que se move o tempo todo, recebendo, produzindo e reproduzindo ideias, palavras, frases, imagens sobre o que somos como pessoa e povo”, revela o autor. Para ele, as palavras carregadas de emoções nutrem a dimensão interna de nosso ser. “Nossas relações inter-raciais também são mediadas pelo texto não referencial”, complementa. A obra cumpre, nessa dinâmica, o papel de trazer um deslocamento de perspectiva na superfície e na profundidade do texto ficcional e poético, estabelecendo uma formação discursiva dissonante no contexto hegemônico da ideologia racista que ainda vigora nos meios de comunicação brasileiros.

Dividido em doze capítulos, o livro mostra como escrevem os descendentes daqueles que, durante séculos, foram proibidos de escrever, qual o conteúdo que privilegiam na expressão literária e quais os contrapontos que realizam na literatura nacional. “A obra é um mergulho nesses meandros e um convite para mais uma redescoberta do Brasil que rompe a mordaça”, afirma Cuti. Nela, o autor prova que a literatura negro-brasileira, do sussurro ao grito, vem buscando recursos formais próprios e sugerindo a necessidade de mudança de paradigmas estético-ideológicos.

Segundo Cuti, a literatura precisa de forte antídoto contra o racismo nela entranhado. Os autores nacionais, diz ele, principalmente os negro--brasileiros, lançaram-se a esse empenho, não por ouvir dizer, mas por sentir, por terem experimentado a discriminação em seu aprendizado. Ao longo da obra, ele fala sobre os precursores, destacando que Luiz Gama, Cruz e Sousa e Lima Barreto foram solitários, em especial no empenho de sua afirmação racial ou crítica ao racismo. No capítulo em que aborda os elos de gerações, por exemplo, revela que a literatura negro-brasileira passou a contar, a partir das primeiras décadas do século XX, com o início de uma vida literária negra nas associações culturais de caráter reivindicatório. E traça o perfil de autores que constituem esse grupo como Abdias Nascimento, Solano Trindade e Carlos de Assumpção, entre outros.


“LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA”
Autor: Cuti
Selo Negro Edições
R$ 21,00
Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1226

Curso Gratuito de Cultura Africana Yoruba

Curso Gratuito de Cultura Africana Yorubá (Civilização Yorubá através dos Orikis) na Biblioteca de Osasco a partir de 1 de setembro 18h30 ( seis encontros às quartas) com certificado. Ministrante Ivan Poli (Estudante da Faculdade de Educação da USP) .

Inscrições e informações : mahxandre@gmail.com
Ciclo de Cultura Africana da Biblioteca de Osasco

Pós - Graduação "A Arte de Contar Histórias"

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 15 DE SETEMBRO DE 2010

Estão abertas as inscrições para PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU  em  A Arte de Contar Histórias
Com Abordagens poéticas, literárias e performáticas, a especialização tem como objetivo refletir e praticar fundamentos da contação de histórias, por meio das abordagens literária, poética e performática. Fazer uma imersão nas possibilidades pedagógicas e poéticas desta arte milenar, envolvendo o participante de maneira intelectual, prática e emocional.


Duração: 19 meses.

Horários: Um sábado e um domingo por mês das 9h às 16h (VER CRONOGRAMA)
Valor do investimento: 1 + 18 parcelas de R$ 320,00.
*Desconto de 20% para Associados SIEEESP = 1 + 18 parcelas de R$ 256,00
*Desconto de 15% para servidores municipais e estaduais = 1 + 18 parcelas de R$ 272,00
*Desconto de 15% para Cooperativados da Cooperativa Paulista de Teatro = 1 + 18 parcelas de R$ 272,00
*Desconto de 15% para participantes da Ciranda da Recreação = 1 + 18 parcelas de R$ 272,00
*Desconto de 15% para assinantes da revista Direcional Educador = 1 + 18 parcelas de R$ 272,00
Local de realização do curso:
SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo)
Av. Dr. Altino Arantes, 225
Vl. Clementino (próximo à estação Santa Cruz do Metrô)
São Paulo – SP
DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE NO ATO DA INSCRIÇÃO:
CPF - RG - COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA - CURRÍCULO - DIPLOMA OU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE GRADUAÇÃO

INFORMAÇÕES
Telefone (011): 5583-5500 – 5583-5555 - 5583-5523

Talentos da Maturidade

Santander está com inscrições abertas para a 12ª edição do Talentos da Maturidade
  • Concurso recebe trabalhos de fotografia, música, artes plásticas e literatura
  • Inscrições podem ser feitas via site ou em qualquer agência dos bancos Santander e Real
Até 30 de setembro, o Santander está com as inscrições abertas para a 12ª edição do Talentos da Maturidade, concurso artístico e cultural que tem o objetivo de estimular o protagonismo de pessoas com 60 anos ou mais. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site www.talentosdamaturidade.com.br ou em qualquer agência de bandeira Santander ou Banco Real. Segundo o regulamento, é permitido a cada participante inscrever um trabalho por categoria. A premiação será de R$ 7 mil para os autores das cinco melhores obras de cada modalidade. As inscrições de 2010 encerram em 30 de setembro.

O Talentos da Maturidade tem, neste ano, a estreia de uma nova categoria, na qual será escolhida a melhor fotografia produzida pelos participantes. As outras áreas do concurso são Artes Plásticas, no qual são aceitas pinturas, esculturas, objetos e outras formas de expressão contemporânea; Literatura, em que os participantes podem inscrever contos ou poesias de sua própria autoria; e Música, que contempla tanto interpretações em grupos quanto individuais.

A quinta categoria, chamada Programas Exemplares, se diferencia das demais por ser direcionada não a pessoas físicas, mas a pessoas jurídicas sem fins lucrativos - seja da iniciativa privada ou pública. É possível participar com projetos inéditos ou em andamento, que tenham como fim apoiar o idoso empreendedor ou em situação vulnerável. Em 2010, a categoria apoiará cinco projetos com até R$ 70 mil cada, além de oferecer assessoria em gestão de projetos sociais e gerontologia por consultores especializados.

No ano passado, foram vencedores do Programas Exemplares projetos como o “Oficinas de tecnologia assistida para cuidadores de idosos”, de Natal (RN). A iniciativa disponibiliza na rede de atenção à saúde do idoso um programa de confecção personalizada de órteses de baixo custo, que favorecem diretamente a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Outro projeto premiado foi o “Agentes Idosos de Prevenção”, da Associação Saúde da Família - São Paulo, que trabalha em um problema relevante, mas pouco estudado e que pode atingir um número crescente de idosos com risco para sua saúde: a contaminação pelo vírus HIV e por outras doenças transmissíveis por via sexual ou outros meios.

O Talentos da Maturidade foi lançado em 1999, em homenagem ao Ano Internacional do Idoso. O concurso surgiu do objetivo de desenvolver a criatividade, o potencial artístico e a participação social do público com 60 anos ou mais, que segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) chegará a 2 bilhões de habitantes em 2050.


“Estamos vivendo muito mais e melhor. E o concurso ajuda justamente a mostrar que a Maturidade é tempo de ser ativo, protagonista, agente de transformação”, diz Fernando Byington Egydio Martins vice-presidente executivo de Marca, Marketing e Comunicação Corporativa. “Prova de que os tempos mudaram é que cada vez mais a plataforma de comunicação do concurso migra para a internet. No ano passado, a página oficial teve quase 200 mil acessos, que não foram simplesmente para inscrições ou pesquisa, mas para usar as possibilidades interativas oferecidas pelo mundo digital.”


Os resultados da edição deste ano serão divulgados na cerimônia de premiação no final do ano. Em 2009, 15 participantes, de diversas cidades do Brasil, tiveram seus trabalhos premiados.

III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e IIIFórum do PNLL

III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e IIIFórum do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura em pauta!

A construção de um Brasil leitor é um trabalho conjunto que envolve governo e sociedade civil. O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) mostra em seu Mapa de Ações a pluralidade de atividades e intervenções em prol da disseminação do livro e da leitura no país. Neste contexto, destaca-se o papel preponderante das bibliotecas públicas e comunitárias no incentivo e no acesso gratuito à leitura. Alinhados com o propósito de elevar cada vez mais o número de leitores no Brasil, o Governo do Estado de São Paulo -Secretaria de Estado da Cultura e Governo Federal - Ministério da Educação- Ministério da Cultura - Plano Nacional do Livro e Leitura, se unem,novamente, para a realização do “III Seminário Internacional de BibliotecasPúblicas e Comunitárias” e “III Fórum Nacional do Livro e Leitura” que acontecerá no período de 19 a 21 de agosto de 2010, em paralelo à 21ª.Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anfiteatro Elis Regina, no Palácio das Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, SP. Como ocorrido nas edições anteriores o evento reunirá profissionais e pessoas interessadas em compartilhar experiências, interagir com novos projetos, integrar-se com novas ações, conhecer novas alternativas de atuação e enfrentar novos desafios.

 Inscrições Gratuitas/Vagas Limitadas
Informações: www.bibviva.com.br

“Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea”

Esse programa tem como objetivo principal trabalhar os aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Desenvolvido há dois anos pelo Memorial, contará em sua terceira etapa com a participação de personalidades que são, ao mesmo tempo, críticos de literatura e autores de obras literárias, unindo, desse modo, os dois pilares de sustentação do sistema literário brasileiro.


 
23 de agosto – 19h30 às 22h (segunda)

Palestrantes: Frederico Barbosa e Marcelo Tápia
Mediadora: Sônia Melchiori
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita

Entrada Franca

28 de agosto – 10h às 12h (sábado)

GIL VELOSO E AS FÁBULAS FARSAS
Palestrante: Gil Veloso
Mediador: Joel Rosa

A palestra, desenvolvida no âmbito do projeto “Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea”, tem por objetivo retratar as fábulas no universo literário brasileiro contemporâneo.

Local: Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar
Entrada Franca
Coordenação Acadêmica do Ciclo de Palestras: Professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.

Présence Africaine, a editora

por Juan Montero

Em 1949, dois anos após a aparição da revista Présence Africaine, seus editores decidem abrir a editora. Numa época em que a luta pela independência das colônias africanas está atingindo seu auge, a criação de uma editora que pretende ser o espaço em que os escritores negros possam finalmente se expressar e ver circular suas obras tem inevitavelmente o sabor da militância e a pulsão do compromisso. De fato, ao longo da inesgotável década dos ‘50, a editora Présence Africaine publica obras de cariz eminentemente político. Dentre elas, cabe destacar quatro que viriam a ser os pilares do movimento da Negritude.

A primeira foi a do missionário franciscano Placide Tempels, A Filosofia Bantu. Depois aparecem as outras três obras fundamentais da década, essas sim autenticamente revolucionárias e, portanto, profundamente críticas. As três escritas por autores negros, marxistas: Peles negras, máscaras brancas (1952), obra do psiquiatra, filósofo e ensaísta da Martinica, Frantz Fanon; Nações negras e cultura (1954), do sábio multifacetado senegalês, historiador, antropólogo, físico nuclear, linguista e político pan-africanista Cheikh Anta Diop; e Discurso sobre o colonialismo (1955), do poeta, político e ensaísta, também martinicano e co-fundador do movimento da Negritude, Aimé Césaire.

Ao longo dos anos, a editora também trabalhou na busca do conhecimento da civilização negra através de congressos, festivais, associações, conferências, seminários etc, como o Primeiro Congresso de Intelectuais e Artistas Negros em 1956 (Paris), e o Primeiro Festival Mundial de Artes Negras, em 1966 (Dakar).

Tudo isso foi possível graças ao trabalho de homens e mulheres cujo espírito pode ser resumido, talvez, nestas palavras de Diop: "A palavra negro designa menos uma cor do que um conjunto de experiências e de valores próprios à civilização dos povos chamados negro-africanos ". (Foto: Primeiro Congresso de Intelectuais e Artistas Negros)
 
Fonte e leia mais em http://www.casadasafricas.org.br/site/index.php?id=noticias&sub=01&id_noticia=981

Lançamento do livro "Portanto...Pepetela"

"Contando Machado de Assis"

O ator José Mauro Brant interpreta dois contos machadianos costurados por trechos de Dom Casmurro


A Caixa Econômica Federal patrocina monólogo em homenagem ao centenário da morte, e aos 170 anos do nascimento (em 2009) de Machado de Assis (1839-1908), que acontece gratuitamente no centro da capital paulista entre os dias 12 e 15 de agosto de 2010, de quinta a sábado às 19h e domingo às 18h.

O diretor Antonio Gilberto junta-se novamente ao ator José Mauro Brant (indicado ao prêmio “Shell” de melhor ator em 2007 por "Federico Garcia Lorca – Pequeno Poema Infinito"), desta vez para mergulhar no universo machadiano: “Contando Machado de Assis”. O espetáculo traz para o palco dois contos de Machado: “Missa do Galo” (1893) e “Mariana” (1891), costurados por trechos de Dom Casmurro, preservando e usando como material dramático toda a estética do nosso escritor maior. Os contos não sofreram nenhuma adaptação.

No palco, um exercício de narração cênica, onde a palavra viva convida o público a se deleitar não só com o complexo universo psicológico das obras encenadas, mas também com a escrita desse gênio da literatura brasileira.

A realização do espetáculo "Contando Machado de Assis", celebra a obra do nosso escritor maior, promovendo o incentivando sua leitura, numa linguagem teatral que aproxima o público da voz do autor que pintou com suas palavras um retrato definitivo e universal do homem brasileiro do século XIX.

Sinopse

MISSA DO GALO – O texto conta a história de Nogueira, um rapaz de dezessete anos que vem ao Rio de Janeiro estudar e hospeda-se na casa do escrivão Menezes, que foi casado em primeiras núpcias, com uma prima sua, agora, casado com Conceição. A ação se passa na véspera de Natal, quando Menezes sai de casa para encontrar com sua amante. Nogueira fica lendo na sala de estar, aguardando um amigo para irem à Missa do Galo. Enquanto espera, Conceição vai ao seu encontro e a sala vira o palco de um diálogo enigmático. “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos...”

MARIANA - Evaristo volta ao Brasil depois de dezoito anos de ausência. Ao chegar tem o irremediável desejo de rever um grande amor do Passado. “Que será feito de Mariana?”. O reencontro mistura memória e fantasia, resultando num grande mistério.

Serviço

Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111
De 12 a 15/08
De quinta a sábado às 19h e domingo às 18h

NARRATIVAS DE VIAGEM

A partir de trechos de livros que fazem parte da literatura de viagem, como Odisséia, Dom Quixote e Grande Sertão Veredas, a atividade visa introduzir os participantes a essa forma singular e poética de apreensão do mundo e tenta decifrar suas principais características. Indicado para estudantes universitários, professores do 2º grau e interessados em literatura em geral. Com Mariza Werneck, Mestra e Doutora em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo e professora do Departamento de Antropologia da PUC de São Paulo e atua no cruzamento da antropologia com a estética, literatura, história e filosofia. Livre.
SESC Pinheiros - SP
12/08 a 14/10.
Quintas, das 11h às 13h.
30 vagas.
Inscrições na Sala de Leitura a partir de 01/08.
Local da oficina: Sala de Atividades.
Não recomendado para menores de 16 anos

Curso de Língua Árabe

O Centro de Pesquisa e Cultura - BibliASPA [Biblioteca América do Sul-Países Árabes], convida  estudantes do ensino fundamental e médio a participarem do Curso de Língua Árabe.


O curso é GRATUITO e as vagas são limitadas
 
Quando: 30 de agosto · 13:00 - 14:30
Local: Espaço BibliASPA
Rua Baronesa de Itu, 639 - Santa Cecília
São Paulo, Brasil

Informações: (011) 3661 0904

Escritos Negros está selecionando poesias


O coletivo Literatura Suburbana, por meio do projeto Escritos Negros, está selecionando 16 poesias/poetas para participação na 1ª edição da revista Escritos Negros que tem como objetivo difundir conhecimentos ligados à cultura afro-brasileiras em escolas da rede pública de ensino. As poesias devem ser enviadas até o dia 20 de agosto para o email producaosuburbana@gmail.com , junto com uma foto e release do poeta. Os poetas selecionados participarão de um sarau  a ser realizado no dia 28/08, na sede da feira preta. As poesias devem ter caráter de literatura afro-brasileira. Escritores jovens terão prioridade.

África e Brasil: um diálogo literário que resiste fronteiras

No II Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, a temática do evento esse ano é: "África e Brasil: um diálogo literário que resiste fronteiras".


O evento visa divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos alunos da FCL/Assis sobre a cultura e a literatura africanas, bem como as produções brasileiras que tenham ligação com a Àfrica. Será também um espaço aberto a trabalhos de alunos de outras instituições universitárias.

A cultura africana, em caso especial a produção literária em língua portuguesa, ocupa hoje um lugar de destaque no cenário mundial. Nomes como Mia Couto (Moçambique), Luandino Vieira (Angola), Germano Almeida (Cabo Verde) são alguns dos autores africanos de língua portuguesa que gozam de grande prestígio no meio artístico. O Brasil tem recebido os escritores e poetas africanos com muito carinho, em razão da própria cultura e literatura brasileiras apresentarem muitos elementos oriundos daque continente. No I Simpósio discutiu-se muito sobre as relações entre Africa e Brasil e os resultados foram francamente positivos. Neste II Simpósio pretende-se ampliar as discussões, trazendo especialistas ligados à antropologia e à história.
Serão dois dias de intensas atividades como: minicursos, palestras, mesas redondas, exibição de filme, e o Sarau de poesias africanas de língua portuguesa e afro-brasileira.

Serviço
II Simpósio de Literaturas Africanas de L. Port.

Data: 23/09/2010 a 24/09/2010
Hora: manhã 9-12hs;tarde 14-18hs;noite 19-22hs
Local: Salão de Atos, em Assis - SP
Informações: http://www.assis.unesp.br/noticia1.php?id=888

OS DIÁRIOS NA LITERATURA

Com Wendy Guerra, na Casa do Saber


Nesta aula, a escritora cubana Wendy Guerra fala sobre as relações entre arte e vida. Partindo de sua experiência pessoal, uma trajetória pontuada por prêmios e polêmica - como é o caso de suas fotos nuas e de suas revelações políticas -, Wendy mostra como as vivências podem servir de base para a literatura. Em uma oportunidade de entrar em contato com revelações que fizeram com que a autora fosse chamada a prestar esclarecimento para o regime, tivesse sua obra censurada e sua correspondência vigiada, saiba como ela descobriu no diário de anotações de uma criança os ecos do tempo, de sentimentos (demasiado humanos) e da política.
INFORMAÇÕES
Duração: 1 encontro
Dias: segunda-feira, 9 de agosto, das 20h às 22h
Local: Casa do Saber Unidade Jardins / Mario Ferraz
Preço: R$ 100 na inscrição
Inscrições  Casa do Saber: (11) 3707-8900 ou pelo site. Vagas limitadas.

SOBRE A PROFESSORA
Wendy Guerra é escritora cubana. Trabalha para o jornal espanhol “El Mundo”, para quem escreve o blog “habaname”, e colabora com diversas publicações. Nasceu em Havana em 1970 e formou-se em Cinema pelo Instituto Superior de Arte de Havana. Estudou roteiro de cinema na Escuela Internacional de San Antonio de los Baños com o escritor Gabriel Garcia Marquez. Publicou, entre outros, “Nunca fui primeira-dama” (Saraiva, 2010).